Moderação de Processos Participativos

 

Moderação ou facilitação consiste na criação das condições necessárias para que o processo grupal seja fluido, agradável e eficiente, ou seja, significa: criar espaços para a participação de cada indivíduo, a fim de que ele possa contribuir com o melhor de suas habilidades e conhecimento.

Nossos profissionais  têm mais de 20 anos de experiência moderação de processos participativos em diversas áreas junto à movimentos sociais, ao Governo, organizações não governamentais e internacionais.

Com mais de 400 eventos de moderações já realizados e mais de 15.000 participantes envolvidos em reuniões executivas, mobilizações sociais, comunidades tradicionais, congressos, seminários e encontros técnicos; a Matres se realiza em contribuir para a formação de redes de facilitadores de processos participativos capazes de empoderar sujeitos da transformação social através da participação qualificada, com planejamento e técnicas apropriadas.

Atuamos com Facilitação Virtual e Transição Digital de processos participativos, por meio de diferentes ferramentas e plataformas online preservando os princípios da participação e potencializando a colaboração em um ambiente virtual.

 

O serviço de moderação é realizado em três etapas:

 

1. PLANEJAMENTO DO PROCESSO PARTICIPATIVO

Definição clara dos objetivos, produtos esperados, perfil dos participantes, infraestrutura e atividades a serem desempenhadas no processo participativo. Os processos participativos podem ter diferentes formatos como reuniões executivas, reuniões técnicas, oficinas de planejamento, oficinas de monitoramento e avaliação, seminários técnicos, encontros comunitários, encontros organizacionais, conferências ou Congressos. Em nossa trajetória já atuamos com os todos os formatos de processos participativos com organizações do Governo Federal, Organismos Internacionais, Organizações Não Governamentais socioambientais em eventos com diferentes nacionalidades no Brasil e no Exterior. Todas as nossas experiência pregressas nos auxiliam a construir processos participativos com mais criatividade e efetividade, desenhando a cada novo projeto uma abordagem singular.

O principal produto do planejamento do processo participativo é o Fio Lógico, que contém a agenda a ser compartilhada com os participantes e a descrição das atividades a serem realizadas e a infra estrutura necessária para cada sessão de diálogo. Para desenvolver este produto, realizamos atividades preparatórias que envolvem analise documental, entrevistas e pesquisas de conteúdo com atores envolvidos, reuniões de criação metodológica e desenvolvimento dos instrumentos de suporte da facilitação.

2. FACILITAÇÃO DOS DIÁLOGOS 

Facilitar diálogos é uma arte que requer aprimoramento de habilidades e técnicas continuamente.  Ao atuar como facilitadores somos impelidos a desenvolver nossa comunicação oral e escrita, capacidade analítica e raciocínio lógico, bem como a empatia e a escuta ativa. Durante a facilitação dos diálogos atuamos majoritariamente em duplas, exatamente pela importância da atenção plena na condução dos diálogos e pelo suporte necessário para organização e preparação das atividades sequenciais do processo participativo. Na dupla cada um(a) assume uma função: moderador(a) principal ou comoderador(a). Em diferentes oficinas, seminários e congressos realizamos moderações com públicos maiores e ampliamos a estratégia de facilitação com diferentes grupos de diálogo contando com equipes de facilitadores.

Na facilitação de diálogos usamos diversas técnicas de moderação como o Café Mundial, Aquário, Espaço Aberto, Mercado de Informações, Princípios da Participação, Acordo de Convivência, Vitalizadores de Grupo, Mapa Falado, Teatro Fórum, METAPLAN, Coleta Estruturada de Ideias, Técnicas de Decisões Coletivas e Técnicas de Priorização

Somos especialistas em gestão estratégica, monitoramento, avaliação e aprendizagem facilitando diálogos complexos voltados para o desenvolvimento de Políticas Públicas, Teoria da Mudança e Planejamentos Estratégicos.

Trabalhamos Facilitação Gráfica e o Registro Visual de forma integrada à moderação com orientação de seus diversos usos após o momento de registro.

Atuamos com Facilitação Virtual e transição digital dos processos participativos.

Contamos com uma equipe de moderadores sob a coordenação de Moderadoras Sêniors com mais de 15 anos de experiência. Facilitação bilíngue Português – Inglês.

 

3. SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO PARTICIPATIVO E DOS RESULTADOS OBTIDOS.

A transparência das atividades realizadas e produtos obtidos é fundamental para legitimar o processo participativo e promover a gestão do conhecimento das organizações. Realizamos a relatoria dos diálogos por meio de descrições detalhadas reunindo fotos dos momentos de trabalho e toda documentação de suporte envolvida nos diálogos. O relatório é o produto final de um processo participativo onde reunimos também o resultado da avaliação dos participantes e demais atores envolvidos para gerar um espaço de reflexões e lições aprendidas junto aos organizadores. O relatório é entregue em um relatório em formato digital em uma reunião de avaliação e fechamento do processo.

 


Conheça o nosso Portfóllio de Moderações Internacionais.

Inscreva-se no próximo Curso de Moderação.

Ficou interessada ou interessado em conhecer melhor nosso serviço de moderação? Entre em contato: matres@matres.com.br