Dicas de Ouro para trabalhos colaborativos online!

Em tempos de isolamento social estamos vivendo uma profunda mudança na forma de nos comunicarmos. Para dar continuidade a diversos processos participativos que estavam em andamento e também para iniciar novos processos de diálogo, a Matres vem construindo abordagens únicas para tornar o trabalho fluido, produtivo e agradável em um ambiente virtual. Reunimos aqui 10 […]

Em tempos de isolamento social estamos vivendo uma profunda mudança na forma de nos comunicarmos. Para dar continuidade a diversos processos participativos que estavam em andamento e também para iniciar novos processos de diálogo, a Matres vem construindo abordagens únicas para tornar o trabalho fluido, produtivo e agradável em um ambiente virtual.

Reunimos aqui 10 dicas de ouro para um bom trabalho colaborativo online: 

  1. Peça aos participantes para acessarem a plataforma online da oficina 10 minutos antes da hora de início, para testar o sistema de videoconferência e a interface com o computador. Lembre de verificar se o vídeo e o áudio estão funcionando corretamente.
  2. Comece na hora marcada. Lembre-se de levar em consideração diferentes Time Zones, caso esteja facilitando diálogos com participantes em diferentes países. 
  3. Solicite aos participantes ou configure a sua plataforma de videoconferência mantendo o microfone de todos em modo silencioso, para evitar ruídos durante as sessões de trabalho. 
  4. Dê preferência a fones de ouvido com microfone integrado. 
  5. Para mais interação, peça para os participantes manterem a câmera do computador ligada.
  6. Oriente os participantes a utilizarem recursos como o chat ou o aceno de mão para indicar quando desejarem falar.
  7. Como facilitador(a), o uso de um monitor extra pode ser muito útil para facilitar o compartilhamento de telas e organização de materiais de suporte como templates e outros documentos online.
  8. Peça aos participantes que comecem a falar seu comentário informando seu nome, principalmente quando houver uma audiência grande ou em casos em que nem todos os participantes se conheçam. 
  9. Quando começar a falar continue! Tente não perguntar ” vocês estão me ouvindo?” ou algo do género. Assuma que está tudo a funcionar bem. Uma das facilitadoras indicará se algo estiver errado.
  10. Problemas técnicos de conexão podem acontecer e é importante manter a calma e ter paciência para resolver a situação. Tenha sempre um plano em B para substituições de atividades caso necessário. 

 

A Matres Socioambiental atua com facilitação virtual a partir de uma combinação de diferentes ferramentas para gerar o melhor processo participativo em um ambiente online. Visite nosso portfólio para conhecer nossos projetos de facilitação virtual.

Se você tem interesse em saber mais sobre nossos serviços de moderação, entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *