Navegando no Oceano da Criatividade, guiadas pelas estrelas da Conservação Internacional

A arte de facilitar sempre nos convidada a lidar com o novo, a criar soluções para grupos e contextos singulares.   No trabalho de facilitação, não há um dia igual ao outro.  Aqui na Matres novas demandas são sempre um convite à inovação, ao criar para encantar, para ofertarmos nosso melhor e gerarmos os resultados mais […]

A arte de facilitar sempre nos convidada a lidar com o novo, a criar soluções para grupos e contextos singulares.   No trabalho de facilitação, não há um dia igual ao outro.  Aqui na Matres novas demandas são sempre um convite à inovação, ao criar para encantar, para ofertarmos nosso melhor e gerarmos os resultados mais proveitosos e prazerosos.  Isso! Nossa intenção é gerar sentimentos de entusiasmo, satisfação e alegria ao mesmo tempo em que a inteligência e a habilidade dos participantes são integrados para gerar excelentes resultados.

 

Foi nessa toada que Renata Navega e Andrea Zimmermann integraram as melhores práticas de planejamento às ferramentas de diálogos participativos para criar o Jogo Cooperativo Carta Náutica para o planejamento estratégico da CI  Brasil.   A inspiração inicial para a proposta foi a Constelação do Cruzeiro do Sul que representa as quatro estrelas guia da Conservação Internacional no mundo com suas metas para gerar efetividade a partir de sua atuação.  O objetivo final do Jogo foi elaborar a carta náutica a ser percorrida pela organização até 2025.  Os produtos do planejamento foram as entregas das equipes em cada etapa do jogo.  Para gerar mais sinergia, foram montadas três equipes com dirigentes das áreas técnicas e administrativa da CI.  Em cada equipe, havia um visionário, um caçador de riscos e um articulador de sinergias.  O jogo contemplou momentos de planejamento nas equipes e momentos de “Cabine de Comando” quando os comandantes de cada barco encontravam o Comandante Geral da Frota CI Brasil para tomar decisões.

Tudo isso aconteceu em julho de 2019 em um cenário perfeito, em São Pedro da Aldeia no Rio de Janeiro onde a CI realiza o projeto Pesca Mais Sustentável com associações de pescadores da região.

Jogo Carta Náutica
Visão geral do tabuleiro do jogo.

 

Equipe da CI junto com Andrea Zimmermann e Renata Navega da Matres

Ficou interessado em promover um planejamento ou uma vivência singular e inesquecível para sua organização? Entre em contato conosco: matres@matres.com.br

Quer aprender a facilitar e desenvolver abordagens de trabalho inovadoras e eficientes para sua equipe ou como profissional de moderação?  Participe do nosso Curso de Moderação e Metodologias Participativas!

 

Por: Andrea Zimmermann

É Diretora da Matres Socioambiental, Geógrafa e Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Atua há 20 anos com facilitação de processos participativos, conservação da natureza, agroecologia e e educação ambiental.  Tem experiência com organizações da sociedade civil, organismos internacionais e em nível governamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *