Base Nacional Comum Curricular – Ministério da Educação

O Projeto de Implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está na etapa de aprovação dos currículos estaduais  (re)elaborados a partir das diretrizes da BNCC pelas equipes de redatores, articuladores e coordenadores do programa em cada estado.

Com apoio da UNESCO, o MEC realizou nos dias 09 e 10 de outubro de 2018 o Encontro de Gestores e Articuladores do ProBNCC com a presença de coordenadores estaduais, indicados pelas Sec. Estadual e pelos municípios; articuladores dos conselhos de educação, indicados pela UNCME[1] e pelo FNCEE[2]; e articuladores de regime de colaboração dos 27 estados da federação.

Com a moderação geral de Renata Navega, e moderações de grupo de Eric Lassmann, Érica Lobato, Érika Rios, Fátima Cabral, Talita dos Anjos e Soraia Melo, a  Matres Socioambiental colaborou com a construção participativa do ProBNCC, gerando espaços de diálogo alinhados com as necessidades de planejamento de 150 participantes.

Os diálogos foram organizados em seis temáticas estratégicas:

  • Colaboração entre conselho estadual e municipal
  • Legislação e papel dos Conselhos Estaduais
  • Estrutura do Currículo nos estados
  • Modalidades e temas contemporâneos
  • Parte diversificada: Contextualização
  • Implementação dos Currículos

 

A dinâmica que adotamos para este diálogo foi o Mercado de Informações, organizando três estações de diálogo com os seis temas para diálogos interestaduais.

 

Em cada estação tivemos a atuação de um facilitador, responsável por estimular os diálogos dos participantes sobre as suas experiências locais naquela temática, coletar recomendações para o assunto e consolidar um painel de contribuições ao final da dinâmica contendo todas as propostas. Em cada estação contamos também com um relator responsável por colher as falas estratégicas dos participantes, com destaque para a descrição de problemas e boas práticas durante os debates de cada rodada do Mercado de Informações.

 

 

 

 

 

 

O resultado do encontro foi o fortalecimento da integração e da troca de experiências entre os estados, a sistematização de reflexões de aprofundamento sobre a implementação da BNCC e o alinhamento estratégico entre os gestores estaduais e municipais sobre os próximos passos do programa.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o material de leitura a seguir e fique por dentro do que vem sendo planejado para os próximos anos de ensino brasileiro.

BNCC: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/materiais-de-apoio

Etapas do ProBNCC: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-04/mec-cria-programa-para-apoiar-implementacao-da-base-nacional-comum

 

[1] UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação https://www.uncme.org.br/

[2] FNCEE – Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e DF http://fncee.com.br/