Agricultura Solidária em Tempos de Pandemia

As Comunidades que Sustentam a Agricultura estão atravessando a quarentena no Distrito Federal mostrando como é possível, por meio de relações de confiança, atravessar situações de crise com mais resiliência.

Quem faz parte de uma CSA hoje consegue ter acesso a alimentos orgânicos em um circuito curto de distribuição, com o mínimo de manipulação possível, entregues semanalmente em um Ponto de Convivência com menor circulação de pessoas que feiras ou mercados. 

Por outro lado, muita gente se pergunta nesses tempos de quarentena como poderia fazer para ajudar outras pessoas que estão passando dificuldade. E foi assim que a Vila Brasil, escola de Língua Portuguesa para estrangeiros chegou até a Matres. A coordenadora do Projeto Social Português de Acolhimento, que oferece aulas gratuitamente a refugiados, nos procurou pedindo apoio para articular uma solução que tornasse possível oferecer alimentos orgânicos de qualidade para famílias refugiadas em extrema situação de vulnerabilidade.

Entrando em contato com agricultores de CSA parceiras, mapeamos a possibilidade de organizarmos o excedente da produção no período da quarentena e criarmos Cotas Solidárias para que pessoas como você e eu, engajadas na mudança da Cultura do Apreço pudesse ter uma forma segura de apoiar financeiramente uma ação social que levará alimentos orgânicos cultivados pela agricultura familiar local até famílias que já abriram mão de tudo um dia para tentar uma nova vida em outro país. 

Foi assim que a Matres desenhou o Projeto Agricultura Solidária. Uma nova forma de unir pessoas no campo e na cidade, fortalecendo as Comunidades que Sustentam a Agricultura e fazendo os alimentos invisíveis do afeto, esperança e solidariedade chegarem aonde mais precisam nesse momento de crise e nutrirem um futuro mais humano para todos nós.

Para participar, baixe o CSA Solidária Refugiados – Participe e acesse o Cadastro Online.

Esperamos vocês do lado de cá. Vem fazer parte desse abraço invisível que alimenta a alma levando alimentos que podem mudar o mundo de muita gente hoje.

 

CONFIRA OS INFORMATIVOS SEMANAIS DO PROJETO 

Semana 1: 06 de maio de 2020. Confira o texto no nosso blog aqui.

Semana 2: 13 de maio de 2020 Agricultura Solidária: O que é CSA?” Confira o texto no nosso blog aqui.

Semana 3: 20 de maio de 2020. Resiliência em tempos de pandemia. Indicação de leitura e podcasts. Confira o texto no nosso blog aqui.

Semana 4: 27 de maio de 2020. Ampliando a solidariedade em tempos de pandemia.

Semana 5 e 6: 03 e 10 de junho de 2020. Mês de celebração do dia mundial do Refugiado.