Sob a coordenação técnica de Andrea Zimmermann e Renata Navega, a Matres
Socioambiental realiza projetos de Agroecologia, Educação Ambiental e Capacitação para Jovens e Adultos na cidade e no campo tendo ampla experiência em desenvolvimento técnico-metodológico de atividades pedagógicas para sustentabilidade e metodologias participativas com comunidades escolares.
Com a missão de Gerar Soluções Transformadoras para a Sustentabilidade, desenvolvemos uma
abordagem única de trabalho integrando as técnicas de facilitação e as boas práticas de
gestão, monitoramento e avaliação, tendo já contribuído para o desenvolvimento de inúmeras
políticas públicas socioambientais para instituições não governamentais, internacionais e
públicas: Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), Conservação Internacional (CI),
WWF, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Centro Internacional para Agricultura Tropical
(CIAT), USAID, Fundação Moore, ONU, PNUD, Presidência da República, Ministério do Meio
Ambiente, ICMBio, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Ministério da
Educação e Ministério da Saúde.
Compartilhamos a seguir algumas experiências significativas no campo da Educação para Sustentabilidade:
- EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL PARA JOVENS
- PROGRAMA DE VOLUNTARIADO PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
- CURSO DE COMUNIDADES QUE SUSTENTA AGRICULTURA PARA AGRICULTORES FAMILIARES
- CURSO DE DESIGN EM PERMACULTURA
PROJETOS DE DESTAQUE
O Projeto Águas do Cerrado foi realizado pelo IPOEMA e patrocinado pela Petrobrás Socioamental. Consistiu em desenvolver ações de revegetação de áreas degradadas associadas a cursos d`água e a promoção do uso racional dos recursos hídricos em escolas públicas e comunidades rurais, implementando, replicando e difundindo tecnologias sociais de agroecologia permacultura. A Matres Socioambiental por meio de suas sócias Andrea Zimmermann e Renata Navega coordenou a equipe e o Programa Educação para a Sustentabilidade, com vistas alcançar aos objetivos educacionais do projeto. O programa consistiu em quatro grandes etapas: sensibilização de 8.000 estudantes na rede públicas de ensino; a instalação de um conjunto de tecnologias sociais em seis escolas públicas; cursos de capacitação teórico prática de jovens em agrofloresta, manejo sustentável da água e permacultura.
Duração: 2 anos – 2014 e 2015
Atividades realizadas:
- Coordenação da equipe de Mobilização Social do Projeto.
- Coordenação da equipe de Educação Ambiental e Pedagógica.
- Desenvolvimento metodológico e pedagógico da capacitação de jovens em temáticas voltadas à sustentabilidade tais como agrofloresta, manejo sustentável da água e permacultura.
- Elaboração de Cartilhas e Materiais Didáticos para Cursos voltados à Permacultura.
- Coordenação de atividades de visitas escolas à Chácara Asa Branca.
- Participação na equipe de gestão do Projeto.
Palavras-chave: AGROECOLOGIA, PERMACULTURA, JOVENS EMPREENDEDORES, ESCOLAS PÚBLICAS, CARTILHAS.
Consultoria para pesquisa, desenvolvimento metodológico e elaboração de duas publicações para a Gestão do Trabalho Voluntário no ICMBio. As publicações são:
- Guia de Voluntários – com linguagem simples e acolhedora, é voltado para jovens e adultos, é um guia prático para atuação como voluntário ou voluntária em Unidades de Conservação.X
- Guia de Gestão do Voluntariado – com linguagem mais técnica, é destinado aos gestores e gestoras de áreas protegidas com o passo a passo para planejamento, monitoramento e avaliação do voluntariado.
Palavras-chave:AGROECOLOGIA, PERMACULTURA, JOVENS EMPREENDEDORES, ESCOLAS PÚBLICAS, CARTILHAS.
Período: Setembro de2016 a Abril de 2017
Empreendedorimo Sustentável para Jovens da Vila Olímpica Rei Pelé. O curso integrou sustentabilidade, agroecologia e incentivo ao empreendedorismo na vida dos jovens moradores de Samambaia no Distrito Federal. Por meio de vivências e exercícios interativos em sala de aula e em visitas de campo foi possível incentivar o aluno a conhecer as características empreendedoras e valorizá-las em seu universo pessoal. Para ter uma atitude empreendedora é preciso semear o desejo de ser protagonista das mudanças que deseja ver na sociedade.
Instituições:Instituto Amigos do Vôlei – Vila Olímpica Rei Pelé e Sebrae /DF
Período: maio a dezembro de 2010
Atividades realizadas:
- Elaboração de Metodologia de Empreendedorismo Sustentável voltado para jovens de área de risco.
- Estruturação do plano de aulas e coordenação de atividades didáticas junto à equipe da Vila Olímpica Rei Pelé.
- Capacitação em ferramentas de negócio, sustentabilidade, vocação empreendedora e motivação no trabalho.
Palavras-chave:AGROECOLOGIA, PERMACULTURA, JOVENS EMPREENDEDORES, ESCOLAS PÚBLICAS, CARTILHAS.
Consultoria e Curso de Formação em Comunidades que Sustentam a Agricultura para adultos e jovens de quatro assentamentos rurais do entorno do Distrito Federal. O trabalho envolveu o desenvolvimento metodológico, a elaboração do material didático, de exercícios em campo, a realização de um curso e a formação de três CSA.
Instituições:Rede Bartô e Sebrae /DF
Período: abril a dezembro de 2019
Atividades realizadas:
- Elaboração de Material Didático.
- Estruturação do plano de aulas e coordenação de atividades didáticas.
- Capacitação em campo sobre agroecologia, produção sustentável para a formação de Comunidades que Sustentam a Agricultura.
- Consultoria participativa para a formação de 3 CSA.
Palavras-chave:AGROECOLOGIA,CSA, JOVENS, AGRICUTLURA FAMILIAR, ECONOMIA ASSOCIATIVA.
OUTRAS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE REALIZADAS PELA MATRES
Curso de Formação em Comunidades que Sustentam a Agricultura – CSA
Tipo de curso: aberto
Promoção e realização: Matres Socioambiental e CSA Brasil
Ano: 2016 e 2017
Atividades realizadas:
- Desenvolvimento metodológico e concepção do curso.
- Docência no curso.
- Elaboração de material didático e exercícios.
- Comunicação e promoção do curso.
PDC – Curso de Design em Permacultura
Tipo de curso: aberto
Promoção e realização: Matres Socioambiental, Estação de Permacultura Toca da Coruja e Sítio Nós na Teia
Ano: 2016 e 2017
Atividades realizadas:
- Desenvolvimento metodológico e concepção do curso.
- Docência no curso.
- Elaboração de material didático e exercícios.
- Comunicação e promoção do curso.
Curso Básico em Comunidades que Sustentam a Agricultura – CSA
Tipo de curso: in company
Instituições:Sebrae-DF e APROSPERA
Ano:2016
Atividades realizadas:
- Concepção do curso.
- Docência no curso.
- Elaboração de material didático e exercícios.
Guia de Elaboração de Planos de Ação Nacionais para Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN
Contratante:PNUD/ ICMBio| Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Ano:2011
Atividades realizadas:
- Elaboração do Guia de Elaboração de Planos de Ação Nacionais para Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Guia de Monitoramento e Avaliação de Planos de Ação Nacionais para Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN
Contratante:PNUD/ ICMBio | Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Ano:2011
Atividades realizadas:
- Elaboração do Guia de Monitoramento e Avaliação de Planos de Ação Nacionais para Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Roteiro Metodológico para Manejo de Impactos da Visitação
Contratante:PNUD/ ICMBio | Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Ano:2008
Atividades realizadas:
- Elaboração do Roteiro Metodológico para Manejo de Impactos da Visitação por Andrea Zimmermann.
- Elaboração de material didático e capacitação de servidores do ICMBio e colaboradores em manejo de impactos da visitação.
Facilitação do Seminário Inovação, Educação e Conectividade nas Escolas
Contratante:Fundação Lemann
Casa Civil – Governo Federal
MEC – Ministério da Educação
MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
Ano:2017
Atividades realizadas:
- Elaboração da abordagem metodológica de diálogo do Seminário de Inovação, Educação e Conectividade nas Escolas.
- O seminário foi realizado com o intuito de entender a situação e necessidades atuais dos Estados e municípios com relação ao uso da tecnologia na educação, conhecer boas-práticas e aprofundar o debate levando em conta a experiência dos Estados e municípios e discussões recentes do governo federal.
- O diálogo foi estruturado em 4 eixos temáticos, nos quais os secretários de estado de educação puderam compartilhar suas experiências. Os eixos foram: pedagógico, conectividade, infraestrutura e governança. Os 27 estados da federação estavam presentes, além das secretarias municipais de SP, RJ, Fortaleza e Natal. Outras entidades estiveram presentes como BNDS, ENAP, IPEA e Banco Mundial.
Consultoria e Moderação do 1o Encontro de Experiências e Aprendizados do PPP-Ecos na Amazônia
Contratante:ISPN – Instituto Sociedade População e Natureza
Ano:2017
Atividades realizadas:
- Consultoria em processos participativos para integração de 250 participantes de diferentes estados da Amazônia, beneficiários do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais – PPP-ECOS.
- Moderação geral do Encontro.
- Coordenação da equipe de 8 moderadores e 2 facilitadores gráficos.
- Moderação de grupos de trabalho.
- Relatoria e sistematização final dos diálogos temáticos do encontro: produtos das abelhas, comercialização, beneficiamento, agroecologia e recuperação ambiental, gestão ambiental e territorial em terras indígenas.
NA MÍDIA
Confira a entrevista com Andrea Zimmermann, Diretora da Matres Socioambiental e Fabio França sobre Permacultura e a Crise Global.