Skip to content

Facilitação e

Moderação

Somos especialistas em gestão estratégica, monitoramento, avaliação e aprendizagem facilitando diálogos complexos voltados para o desenvolvimento de Políticas Públicas, Teoria da Mudança e Planejamentos Estratégicos.

Realizamos facilitação bilíngue Português – Inglês e orientamos a integração de serviços de tradução consecutiva ou simultânea, quando necessário.

Atuamos com Facilitação Virtual e transição digital dos processos participativos.

O serviço de facilitação é realizado em três etapas:

Facilitar ou moderar é desenvolver a capacidade de colaboração, estimular a criatividade e assegurar a participação ativa de todos. Isso se traduz em projetos mais inovadores, decisões mais inclusivas e um ambiente de trabalho mais harmonioso.

1.
PLANEJAMENTO DO PROCESSO PARTICIPATIVO

Definição dos objetivos, produtos esperados, perfil dos participantes, infraestrutura e atividades a serem desempenhadas no processo participativo. Os processos participativos podem ter diferentes formatos como reuniões executivas, reuniões técnicas, oficinas de planejamento, oficinas de monitoramento e avaliação, seminários técnicos, encontros comunitários, encontros organizacionais, conferências ou congressos. Em nossa trajetória já atuamos com todos os formatos de processos participativos com organizações do Governo Federal, Organismos Internacionais, Organizações Não Governamentais socioambientais em eventos com diferentes nacionalidades no Brasil e no Exterior. Todas as nossas experiências pregressas nos auxiliam a construir processos participativos com mais criatividade e efetividade, desenhando a cada novo projeto uma abordagem singular.

O principal produto do planejamento do processo participativo é o Fio Lógico, que contém a agenda a ser compartilhada com os participantes e a descrição das atividades a serem realizadas e a infra estrutura necessária para cada sessão de diálogo. Para desenvolver este produto, realizamos atividades preparatórias que envolvem análise documental, entrevistas e pesquisas de conteúdo com atores envolvidos, reuniões de criação metodológica e desenvolvimento dos instrumentos de suporte da facilitação.

2.
FACILITAÇÃO DOS DIÁLOGOS

Na facilitação de diálogos usamos diversas técnicas de moderação como o Café Mundial, Aquário, Espaço Aberto, Mercado de Informações, Princípios da Participação, Acordo de Convivência, Vitalizadores de Grupo, Mapa Falado, Teatro Fórum, METAPLAN, Coleta Estruturada de Ideias, Técnicas de Decisões Coletivas e Técnicas de Priorização.

Trabalhamos Facilitação Gráfica e o Registro Visual de forma integrada à moderação com orientação de seus diversos usos após o momento de registro.

3.
SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO PARTICIPATIVO E DOS RESULTADOS OBTIDOS

A transparência das atividades realizadas e produtos obtidos é fundamental para legitimar o processo participativo e promover a gestão do conhecimento das organizações. Realizamos a relatoria dos diálogos por meio de descrições detalhadas reunindo fotos dos momentos de trabalho e toda documentação de suporte envolvida nos diálogos. O relatório é o produto final de um processo participativo onde reunimos também o resultado da avaliação dos participantes e demais atores envolvidos para gerar um espaço de reflexões e lições aprendidas junto aos organizadores. O relatório é entregue em um relatório em formato digital em uma reunião de avaliação e fechamento do processo.

Solicite um orçamento por email

marca-matres-bloc-cor-pos-tag

Siga a Matres nas redes

Newsletter