Sobre o projeto
O plano estratégico é um guia para que as pessoas que participam de uma organização caminhem em direção ao destino desejado. Para todos caminharem juntos, na mesma direção, o plano deve ser flexível e dinâmico, gerando resiliência para a organização diante de novos desafios e oportunidades que a realidade trouxer.
O Plano Estratégico do Diálogo Florestal foi fruto de um processo participativo de diversos membros da organização com a equipe de consultoria da Matres Socioambiental formada por Andrea Zimmermann e de Andrea Carrillo. O planejamento foi desenvolvido com uma etapa prévia em ambiente remoto e uma etapa híbrida (presencial e virtual) que ocorreu durante o Encontro Nacional do Diálogo Florestal, em Curitiba, nos dias 20 e 21 de setembro de 2022.
O trabalho foi realizado integrando as melhores práticas de construção colaborativa ao método de Planejamento Estratégico Balanced Score Card (BSC) aliado à Teoria da Mudança. O planejamento estratégico com o BSC contribui para considerar dimensões de estruturação interna e desenvolvimento institucional para fortalecimento do Diálogo Florestal. A Teoria da Mudança enriqueceu o processo trazendo uma análise da problemática de atuação finalística que o Diálogo Florestal enfrenta e proporcionou o estabelecimento de resultados na dimensão finalística de atuação da organização.
Atividades realizadas
Consultoria para elaboração participativa da revisão do planejamento estratégico do Diálogo Florestal, com técnicas e ferramentas para a participação híbrida - presencial e remota
O trabalho da consultoria se organizou com atividades de planejamento e preparação, de facilitação e de relatoria.
O planejamento estratégico do Diálogo Florestal foi realizado em três principais etapas:
- Sessões virtuais com o Conselho de Coordenação e Comitê executivo com objetivo de elaborar uma proposta base para discussão no Encontro Nacional;
- Webinar com Fóruns Regionais do Diálogo Florestal;
- Encontro Nacional do Diálogo Florestal em formato híbrido.
Sessões virtuais com o Conselho de Coordenação e Comitê Técnico
Foram realizadas três sessões com duração de 3 horas cada. O escopo de cada uma delas pode ser visualizado na figura abaixo.
O produto das sessões com do Conselho de Coordenação e do Comitê Técnico foram o ponto de partida para a construção do planejamento estratégico do Diálogo Florestal no Encontro Nacional.
Além das sessões virtuais com o Conselho, foram desenvolvidas atividades assíncronas para aprofundamento da análise base da teoria da mudança e do cenário do Diálogo Florestal.
Encontro Nacional do Diálogo Florestal em formato híbrido
O Encontro Nacional foi realizado em Curitiba/PR e contou com cerca de 70 participantes simultâneos, virtualmente ou presencialmente. O trabalho híbrido requer cuidadosa preparação e facilitação a fim de que todos os participantes contribuam com de forma equitativa, se sintam acolhidos e ouvidos.
Estão sendo planejadas quatro sessões com duração de 3 horas cada, realizadas em dois dias seguidos. O escopo de cada sessão está esquematizado na figura a seguir.
Produtos gerados
Ao final do processo participativo, os seguintes produtos foram construídos para o Diálogo Florestal:
- Missão
- Visão de Futuro para 2030
- Princípios revisados
- Mapeamento do Cenário
- Resultados Estratégicos para 2027
ODS
Equipe Técnica
O projeto contou com a participação de uma grande equipe em diversas frentes sob coordenação do IPOEMA. Da Matres e na equipe de educação para a sustentabilidade e de mobilização, participaram: